Política de Prevenção de Acidentes Graves

Consciente que as suas atividades podem gerar riscos de acidentes graves para os seus colaboradores, prestadores de serviços, visitantes, público e para o ambiente, a GJR adotou diversas medidas no sentido de garantir a sua prevenção.

O Sistema de Gestão da Qualidade da GJR, envolve a prevenção de acidentes graves, o controlo e limitação das consequências destes, bem como a proteção dos trabalhadores, mediante a disponibilização de recursos humanos e materiais e formação para consciencialização e desenvolvimento de competências.

A prevenção de acidentes graves da GJR envolve:

  • Identificar e avaliar sistematicamente os riscos associados às suas instalações e atividades;
  • Avaliar e implementar as melhores técnicas disponíveis para minorar o impacto dos acidentes graves;
  • Operar com segurança as instalações, equipamentos e processos;
  • Projetar em segurança novas instalações/processos ou modificações dos existentes;
  • Identificar as necessidades de formação e ministrar a formação e treino a todos os colaboradores;
  • Identificar as emergências previsíveis e preparar, testar e rever planos de emergência para responder adequadamente a estas emergências;
  • Atuar com vista à limitação e controlo dos acidentes envolvendo substâncias perigosas, incluindo os procedimentos de alerta e disponibilização de meios nas situações em que os acidentes graves têm repercussões no exterior da instalação.

As atribuições e responsabilidades do pessoal envolvido na gestão de acidentes graves estão definidas em todos os níveis da organização.

A GJR avalia e monitoriza periodicamente os elementos suscetíveis de causar um acidente grave ou de agravar as suas consequências e avalia a interação entre as atividades da empresa com a saúde humana, o ambiente e os bens.

A Política de Prevenção de Acidentes Graves é comunicada e implementada a todos os níveis da organização. É revista anualmente, verificando a sua adequabilidade na promoção contínua da melhoria da eficácia do sistema de controlo de prevenção de acidentes graves.

A Administração da GJR considera a segurança e a saúde no trabalho como parte integrante do desempenho da empresa e procura assegurar níveis adequados de proteção e gerir adequadamente a prevenção e controlo dos riscos de acidentes graves.

A Administração
V01 Penafiel, 31 de janeiro de 2015

Morada Postal – Mail Address

Apartado 5, P.C.
Termas de S. Vicente
4576-908 Pinheiro PNF
Penafiel | Portugal

Contacto Telefónico/Fax

+351 255 617 000
+351 255 617 009